Pular para o conteúdo principal

Ensino que procede de Deus versus o ensino que procede do diabo.

Ensino que procede de Deus versus o ensino que procede do diabo.

Luterano-religar:

Texto: 1 Timóteo 4.1-5


            Neste capitulo Paulo  adverte dando continuidade  aos conselhos para se preservar a sã doutrina, tendo cuidado com esses teólogos que não preserva a mesma. Ele descreve ao que parece sobre a doutrina contraria a sã doutrina. E a sã doutrina é o evangelho, o ponto principal é crer em Cristo e a justificação pela fé, essa idéia satanás odeia acima de tudo. Dessa forma Paulo escreve contra aqueles que vão negar a Cristo e a justificação pela fé descrevendo os ensinamentos contra a fé. Dando instrução sobre a liberdade Cristã e como proceder quando essa for ameaçada.
            Ele coloca o Espírito Santo como aquele que adverte, pois o mesmo age em cada um de nós.
            A advertência é dada para os próprios mestres do povo de Deus a fim de prevenir contra a doutrina demoníaca das obras, o próprio Pedro caiu nesta idéia de que as obras são necessárias, também todo o conselho de Jerusalém tinha esse problema e Paulo os adverte. (cf. Gl. 2.11-21), e em 2 Tm 4.3-4 essa advertência também aparece. Onde a fé e o Espírito Santo não estão presentes as obras são restituídas.
            No versículo um, “espírito enganadores e ensinos de demônios” 1 Jo 4.1;2 Jo 7 percebemos que se trata  de ensinamentos provenientes de homens e não de Deus.
            Já no versículo dois, “pela hipocrisia”, significa o ato de fingir ter uma crença, virtude, idéia ou sentimento que a pessoa não possui. Esses homens falarão sobre cada parte da são doutrina, mas acrescentaram as obras, eles não vão falar que são do diabo? “Tem cauterizado a própria consciência”. Conforme a consciência é influenciada sua maneira de ver as coisas também é influenciada bem como sua maneira de viver e ensinar. E toda a doutrina cria uma consciência. As doutrinas de demônios criam uma consciência e  opinião errada a respeito de Deus. E essa doutrina deixa marcas nas pessoas, pois elas são arrastadas da fé para as obras. Provocando um grande mal, isso é, uma falsa consciência que provem do pecado onde não há pecado, produzindo um grande esforço na vida dessas pessoas e mesmo assim  trabalham em vão.
            Na continuação no versículo quatro, “essas consciências cauterizadas proíbem o casamento”. Como se o celibato  possuíssem um estado de santidade que deixaria aberta a portas do céu. Lutero aponta direto para a estrutura do papado, como também Calvino. Não atacando os irmãos católicos, mas falando que a estrutura romana impõe regras de vida que Deus não exige.
            No fechamento desse trecho nos é coloca Gn 1.4,18,21,25 e 31, como o ponto central para uma correta compreensão, que todas as coisas criadas por Deus são boas.  E só uma coisa é necessária, a saber, os dois pontos universais da fé: crer em Deus e amar ao próximo. Tudo que não for fé e amor é completamente livre. Dando graças a Deus se compreende que tudo é concedido para ser usado e isso cria uma boa consciência para com os fiéis (Rm 14.17; Cl 2.16). E se há uma pessoa ainda que acha que não se deva comer que se faça uma oração e explique a palavra  para ele se sentir seguro. Pela palavra para que a consciência tenha certeza de que Deus aprova isso e pela oração, isto é, através da fé que faz uso disso com ação de graças como dom de Deus. Amém.
   

Postagens mais visitadas deste blog

Educação em Lutero uma abordagem ainda para o século 21

            Neste trabalho estaremos analisando dois escritos de Lutero que constam nas Obras Selecionadas (v. 5): Aos conselhos de todas as cidades da Alemanha para que criem e mantenham escolas cristãs (1524) e Uma prédica de Martinho Lutero para que se mandem os filhos para a escola (1530). O objetivo deste trabalho é avaliar o desenvolvimento teológico de Lutero dentro do assunto “Educação” conforme esses escritos de épocas distintas. Após o estudo e comparação destes dois escritos não pude perceber um desenvolvimento teológico significativo em Lutero. Talvez isso se deva a proximidade da data e por estarem os dois escritos no período do “Lutero adulto” (ou seja, depois de 1519). Também é difícil analisar o desenvolvimento teológico de Lutero em um assunto que não é propriamente “teológico”.             Porém, essas obras são de suma importância para a cristandade e a história da educação. Percebemos nestes escritos o valor que Lutero dava à educação, principalmente como p

Reforma Hoje. Um olhar através dos tempos 1 parte.

Reforma Hoje. Um Olhar Através Dos Tempos 1 parte O texto abaixo é  extraído  de um artigo, numa cadeira de catecismo do S eminário   Concórdia  de São Leopoldo RS. Reforma Hoje. Gene Edward Veith      Através de quase todo o século XX, a maior questão teológica foi a chamada "Batalha pela Bíblia". Começando com o conflito entre modernistas e fundamentalistas, a igreja na América vem sendo agitada por uma divisão entre aqueles que acreditam que os ensinos da Bíblia devam ser julgados de acordo com as mais recentes tendências intelectuais e culturais e aqueles que crêem na iner-rância da Escritura. Ao longo de quase todo o século, teólogos liberais, armados com a metodologia crítico-histórica e o prestígio da classe intelectual, batalharam contra os evangélicos, que insistiam na realidade da inspiração divina e no evangelho sobrenatural.        Em meio às violências de cismas denominacionais, seminários para expurgo e divisões de igrejas, os modernist

Estado Islâmico é o lado oculto do Islamismo?

Estado Islâmico é o lado oculto do Islamismo?  Estado Islâmico, Islamismo, Maomé          Estado Islâmico é o lado oculto do Islamismo, fica sempre uma duvida até que ponto o ensino de uma religião pode influenciar o lado pecador do ser humano, ao ponto de não ter nenhum valor a vida de outro ser humano contrario as convicções religiosas. Já vimos na historia cidade e pessoas serem devastados por causa da fé. Vivemos dias em que a liberdade de ir e vir tão comum numa democracia serem motivos de prisões e o mundo assisti a tudo com conformismo.         O Islamismo já é a maior religião do mundo, com abrangência em vários países, uma infiltração silenciosa que causa medo a todos. Claro que uma pessoa não deve ser perseguida por causa de sua religião. Mas as guerras santas em nome de Alá, e as explicações e interpretações de Maomé, até que ponto é sagrada. Quando olhamos a fundo percebemos que no islamismo a figura de Jesus Cristo o filho de Deus aparece descrita, mas a sua o