Pular para o conteúdo principal

Ensino que procede de Deus versus o ensino que procede do diabo.

Ensino que procede de Deus versus o ensino que procede do diabo.

Luterano-religar:

Texto: 1 Timóteo 4.1-5


            Neste capitulo Paulo  adverte dando continuidade  aos conselhos para se preservar a sã doutrina, tendo cuidado com esses teólogos que não preserva a mesma. Ele descreve ao que parece sobre a doutrina contraria a sã doutrina. E a sã doutrina é o evangelho, o ponto principal é crer em Cristo e a justificação pela fé, essa idéia satanás odeia acima de tudo. Dessa forma Paulo escreve contra aqueles que vão negar a Cristo e a justificação pela fé descrevendo os ensinamentos contra a fé. Dando instrução sobre a liberdade Cristã e como proceder quando essa for ameaçada.
            Ele coloca o Espírito Santo como aquele que adverte, pois o mesmo age em cada um de nós.
            A advertência é dada para os próprios mestres do povo de Deus a fim de prevenir contra a doutrina demoníaca das obras, o próprio Pedro caiu nesta idéia de que as obras são necessárias, também todo o conselho de Jerusalém tinha esse problema e Paulo os adverte. (cf. Gl. 2.11-21), e em 2 Tm 4.3-4 essa advertência também aparece. Onde a fé e o Espírito Santo não estão presentes as obras são restituídas.
            No versículo um, “espírito enganadores e ensinos de demônios” 1 Jo 4.1;2 Jo 7 percebemos que se trata  de ensinamentos provenientes de homens e não de Deus.
            Já no versículo dois, “pela hipocrisia”, significa o ato de fingir ter uma crença, virtude, idéia ou sentimento que a pessoa não possui. Esses homens falarão sobre cada parte da são doutrina, mas acrescentaram as obras, eles não vão falar que são do diabo? “Tem cauterizado a própria consciência”. Conforme a consciência é influenciada sua maneira de ver as coisas também é influenciada bem como sua maneira de viver e ensinar. E toda a doutrina cria uma consciência. As doutrinas de demônios criam uma consciência e  opinião errada a respeito de Deus. E essa doutrina deixa marcas nas pessoas, pois elas são arrastadas da fé para as obras. Provocando um grande mal, isso é, uma falsa consciência que provem do pecado onde não há pecado, produzindo um grande esforço na vida dessas pessoas e mesmo assim  trabalham em vão.
            Na continuação no versículo quatro, “essas consciências cauterizadas proíbem o casamento”. Como se o celibato  possuíssem um estado de santidade que deixaria aberta a portas do céu. Lutero aponta direto para a estrutura do papado, como também Calvino. Não atacando os irmãos católicos, mas falando que a estrutura romana impõe regras de vida que Deus não exige.
            No fechamento desse trecho nos é coloca Gn 1.4,18,21,25 e 31, como o ponto central para uma correta compreensão, que todas as coisas criadas por Deus são boas.  E só uma coisa é necessária, a saber, os dois pontos universais da fé: crer em Deus e amar ao próximo. Tudo que não for fé e amor é completamente livre. Dando graças a Deus se compreende que tudo é concedido para ser usado e isso cria uma boa consciência para com os fiéis (Rm 14.17; Cl 2.16). E se há uma pessoa ainda que acha que não se deva comer que se faça uma oração e explique a palavra  para ele se sentir seguro. Pela palavra para que a consciência tenha certeza de que Deus aprova isso e pela oração, isto é, através da fé que faz uso disso com ação de graças como dom de Deus. Amém.
   

Postagens mais visitadas deste blog

Sábado Santo

"Durante o Sábado santo a Igreja permanece junto ao sepulcro do Senhor, meditando sua paixão e sua morte,  sua descida à mansão dos mortos e esperando na oração e no jejum sua ressurreição   (Circ 73). No  dia do silêncio  a comunidade cristã vela junto ao sepulcro.  Calam os sinos e os instrumentos. É ensaiado o aleluia, mas em voz baixa. É o dia para aprofundar. Para contemplar. O altar está despojado. O sacrário aberto e vazio . O Sábado é o dia em que experimentamos o vazio. Se a fé, ungida de esperança, não visse no horizonte último desta realidade, cairíamos no desalento: "nós o experimentávamos…", diziam os discípulos de Emaús. É um dia de meditação e silêncio. Mas não é um dia vazio em que "não acontece nada". Nem uma duplicação da Sexta-feira. A grande lição é esta: Cristo está no sepulcro, desceu à mansão dos mortos, ao mais profundo em que pode ir uma pessoa. E junto a Ele, como sua Mãe Maria, está a Igreja, a esposa. Calada, como ele. O

Luterano, Luterana significado, fácil de buscar.

Luterano, Luterana significado, fácil de buscar. Os termos “luterano significado”” Reforma Luterana”, para entender temos que olhar para o passado, no século XVI, devido a divisão na Alemanha entre Católicos e Protestantes, claro que o fator da divisão foi doutrinário, como podemos observar na Dieta de Worms . Termos como Luteranismo, As confissões Luteranas, Livro de Concórdia de1580 , Igreja Evangélica Luterana do Brasil, Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil, são retiradas desta divisão doutrinária. A religião luterana no Brasil está a mais de 100 anos, dívida entre duas igrejas herdeiras dessa reforma, há Igreja Evangélica Luterana do Brasil (IELB), http://www.ielb.org.br/home/ , e a Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB), http://www.luteranos.com.br/ . Marca do Luteranismo é a educação, mesmo aqui no Brasil, basta fazer uma busca com os termos “ luterano ferraz ”, “ luterano analia franco ”, “ ULBRA ”, “ Colégio Concórdia ”, “ instit

Paulo Santana - Novidade teratológica

https://encrypted-tbn3.google.com/ images?q=tbn:ANd9GcSDhr2bCt0N9gm wQgyFSuchQ996PizcsStMUB5I5irC5xroUkt- * Texto publicado na página 47 de Zero Hora desta quinta-feira (23) Desculpem, mas não existe assunto melhor do que este: em São Sepé, esta semana, um cão que tem no sangue a mistura de pitbull com rottweiler botou para fora de casa uma família inteira, depois que a proprietária foi ameaçada por ele e conseguiu fechar a porta da casa e fugir do lar. Isto apenas uma semana depois que um cão, também uma cruza de pitbull com rottweiler, matou a dentadas um menino em Capão da Canoa. Eu pergunto: o que tem na cabeça uma pessoa que cruza pitbull com rottweiler? O que tem na cabeça? Sei bem o que pensa. Pensa que tem uma arma mortífera em casa, mas quer uma arma mais mortífera ainda. E cruza as duas raças, revelando uma megalomania incrível, autodotando-se de um superpoder. Teratologia (monstruosidade) pura. Informa-me o Cyro Silveira Martins Filho que os pitbulls são descendente