Pular para o conteúdo principal

Imagem de Deus - 1ª parte.


http://t0.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcSIXmDNz
3WRRoo_tMVKFIUfWgXHPdCteWJIzZXoLh8RBVvUlE6NBQ

Quantas vezes já ouvimos pessoas em diversas situações dizerem: - "é melhor lidar com animais  do que com gente!"  "Não agüento mais trabalhar e viver com as pessoas. Elas são egoístas, fofoqueiras e estão sempre fazendo manobras para se livrar das suas responsabilidades.
“Sempre estão dando um jeito de defender os seus interesses”. Uma boa parte se relaciona sem nenhuma ética e sem nenhum respeito pelos outros. Até entre pessoas da mesma família isto acontece.
Além disso, procuram jogar a culpa nos outros quando cometem erros profissionais ou nas relações pessoais. A convivência humana não é tarefa fácil. Nela o ser humano se perde e tem dificuldade de encontrar um sentido para a sua vida.
Na leitura do evangelho de hoje, revela muito do jeito do ser humano de se relacionar. Nesta narrativa aparecem os fariseus e os herodianos. Eles são pessoas preocupadas com as questões fundamentais das suas vidas. Eles tinham muitas preocupações em mente.
Eles queriam se livrar do domínio romano, manter as suas tradições, a sua religião, os seus costumes e serem livres. Eles não queriam pagar impostos ao Império Romano.
Além disso, eles queriam se livrar da pregação de Jesus junto ao povo. Planejam então envolver Jesus de forma a comprometê-lo perante aqueles que detinham o maior poder na sociedade da época, os romanos.
De acordo com a leitura Mt 22, o desejo de tornar Jesus subversivo, através de uma desobediência à ordem imposta pelo Império Romano, foi planejado. Alguns fariseus e herodianos, representando o poder político local, assumiram a tarefa de criar uma situação que gerasse uma prova contra Jesus. Queriam que ele dissesse ser contrário à cobrança de impostos. As conquistas de território e povos sempre visam o econômico. Sendo contra a cobrança de impostos, Jesus seria contra o objetivo maior dos romanos nas terras judaicas. Seria uma prova grave a comprometer Jesus. As consequências cairiam sobre ele e os seus acusadores seriam bem vistos. Talvez, fossem até recompensados pelos romanos. Continua......

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Educação em Lutero uma abordagem ainda para o século 21

            Neste trabalho estaremos analisando dois escritos de Lutero que constam nas Obras Selecionadas (v. 5): Aos conselhos de todas as cidades da Alemanha para que criem e mantenham escolas cristãs (1524) e Uma prédica de Martinho Lutero para que se mandem os filhos para a escola (1530). O objetivo deste trabalho é avaliar o desenvolvimento teológico de Lutero dentro do assunto “Educação” conforme esses escritos de épocas distintas. Após o estudo e comparação destes dois escritos não pude perceber um desenvolvimento teológico significativo em Lutero. Talvez isso se deva a proximidade da data e por estarem os dois escritos no período do “Lutero adulto” (ou seja, depois de 1519). Também é difícil analisar o desenvolvimento teológico de Lutero em um assunto que não é propriamente “teológico”.             Porém, essas obras são de suma importância para a cristandade e a história da educação. Percebemos nestes escritos o valor que Lutero dava à educação, principalmente como p

Luterano, Luterana significado, fácil de buscar.

Luterano, Luterana significado, fácil de buscar. Os termos “luterano significado”” Reforma Luterana”, para entender temos que olhar para o passado, no século XVI, devido a divisão na Alemanha entre Católicos e Protestantes, claro que o fator da divisão foi doutrinário, como podemos observar na Dieta de Worms . Termos como Luteranismo, As confissões Luteranas, Livro de Concórdia de1580 , Igreja Evangélica Luterana do Brasil, Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil, são retiradas desta divisão doutrinária. A religião luterana no Brasil está a mais de 100 anos, dívida entre duas igrejas herdeiras dessa reforma, há Igreja Evangélica Luterana do Brasil (IELB), http://www.ielb.org.br/home/ , e a Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB), http://www.luteranos.com.br/ . Marca do Luteranismo é a educação, mesmo aqui no Brasil, basta fazer uma busca com os termos “ luterano ferraz ”, “ luterano analia franco ”, “ ULBRA ”, “ Colégio Concórdia ”, “ instit

Reforma Hoje. Um olhar através dos tempos 1 parte.

Reforma Hoje. Um Olhar Através Dos Tempos 1 parte O texto abaixo é  extraído  de um artigo, numa cadeira de catecismo do S eminário   Concórdia  de São Leopoldo RS. Reforma Hoje. Gene Edward Veith      Através de quase todo o século XX, a maior questão teológica foi a chamada "Batalha pela Bíblia". Começando com o conflito entre modernistas e fundamentalistas, a igreja na América vem sendo agitada por uma divisão entre aqueles que acreditam que os ensinos da Bíblia devam ser julgados de acordo com as mais recentes tendências intelectuais e culturais e aqueles que crêem na iner-rância da Escritura. Ao longo de quase todo o século, teólogos liberais, armados com a metodologia crítico-histórica e o prestígio da classe intelectual, batalharam contra os evangélicos, que insistiam na realidade da inspiração divina e no evangelho sobrenatural.        Em meio às violências de cismas denominacionais, seminários para expurgo e divisões de igrejas, os modernist