Pular para o conteúdo principal

Os frutos do Espírito - Domínio próprio


http://1.bp.blogspot.com/_67k5zj6_nHY/TEtRK
stpxJI/AAAAAAAAAJk/DHfHj7kxII8/s1600/frutoES.gif


LEITURA INICIAL: 1 CO 9.19-27
TEXTO BASE: GL 5.22-23

A- INTRODUÇÃO
Vamos lembrar das cidades antigas. Muitas delas eram cercadas por altos e fortes muros que serviam de proteção e defesa contra inimigos invasores. Se eventualmente os muros fossem derrubados, as cidades ficariam à mercê dos inimigos. A derrota seria iminente, e o povo ficaria sob o domínio e escravidão de estrangeiros.
O sábio Salomão imaginou esta cena e escreveu: "Quem não sabe se controlar (quem não tem domínio próprio) é tão sem defesa como uma cida­de sem muralhas" (Pv 25.28).
Podemos dizer que o domínio próprio é uma espécie de "muro de pro­teção e defesa contra o domínio do pecado em nossa vida. Os desejos pecaminosos no coração da pessoa, como também as fortes emoções e as provocações externas, procurarão impor a derrota aos cristãos; levando-os a manifestações descontroladas e destrutivas. Sem uma defesa e autocontrole; o cristão torna-se presa fácil destes males.
Esta é a razão de buscarmos avidamente; com a assistência do Espíri­to Santo; o domínio próprio em nossas vidas.


B - A PALAVRA
«DOMÍNIO PRÓPRIO»
Do grego, egkrateia significa domínio ou controle sobre os próprios impulsos, desejos e paixões. E ter poder sobre si mesmo ou em si mesmo. Sinônimos de "domínio próprio": temperança, moderação, comedimento (qualidade ou virtude de quem é comedido).
O NT não trata o domínio próprio como uma virtude natural, como o filósofo grego Sócrates e outros o desejavam, mas como um fruto do Espirito, conforme Gl 5.22. É o Espirito Santo que capacita o cristão a ter este poder em si. Na realidade, o Espirito Santo é o poder no coração do cristão.
Na leitura inicial deste estudo, o apóstolo Paulo compara o cristão a um atleta (1 Co 9.25). Um bom atleta precisa ter muito domínio e auto­controle para ter um bom desempenho e ser vitorioso. O cristão, a exem­plo do atleta, necessita do domínio próprio para correr "direto para a linha final" (1 Co 9.27b). E nós sabemos qual é a linha final - Ap 2.10b.

fonte: Caderno do PEM 2011

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Sábado Santo

"Durante o Sábado santo a Igreja permanece junto ao sepulcro do Senhor, meditando sua paixão e sua morte,  sua descida à mansão dos mortos e esperando na oração e no jejum sua ressurreição   (Circ 73). No  dia do silêncio  a comunidade cristã vela junto ao sepulcro.  Calam os sinos e os instrumentos. É ensaiado o aleluia, mas em voz baixa. É o dia para aprofundar. Para contemplar. O altar está despojado. O sacrário aberto e vazio . O Sábado é o dia em que experimentamos o vazio. Se a fé, ungida de esperança, não visse no horizonte último desta realidade, cairíamos no desalento: "nós o experimentávamos…", diziam os discípulos de Emaús. É um dia de meditação e silêncio. Mas não é um dia vazio em que "não acontece nada". Nem uma duplicação da Sexta-feira. A grande lição é esta: Cristo está no sepulcro, desceu à mansão dos mortos, ao mais profundo em que pode ir uma pessoa. E junto a Ele, como sua Mãe Maria, está a Igreja, a esposa. Calada, como ele. O

Luterano, Luterana significado, fácil de buscar.

Luterano, Luterana significado, fácil de buscar. Os termos “luterano significado”” Reforma Luterana”, para entender temos que olhar para o passado, no século XVI, devido a divisão na Alemanha entre Católicos e Protestantes, claro que o fator da divisão foi doutrinário, como podemos observar na Dieta de Worms . Termos como Luteranismo, As confissões Luteranas, Livro de Concórdia de1580 , Igreja Evangélica Luterana do Brasil, Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil, são retiradas desta divisão doutrinária. A religião luterana no Brasil está a mais de 100 anos, dívida entre duas igrejas herdeiras dessa reforma, há Igreja Evangélica Luterana do Brasil (IELB), http://www.ielb.org.br/home/ , e a Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB), http://www.luteranos.com.br/ . Marca do Luteranismo é a educação, mesmo aqui no Brasil, basta fazer uma busca com os termos “ luterano ferraz ”, “ luterano analia franco ”, “ ULBRA ”, “ Colégio Concórdia ”, “ instit

Paulo Santana - Novidade teratológica

https://encrypted-tbn3.google.com/ images?q=tbn:ANd9GcSDhr2bCt0N9gm wQgyFSuchQ996PizcsStMUB5I5irC5xroUkt- * Texto publicado na página 47 de Zero Hora desta quinta-feira (23) Desculpem, mas não existe assunto melhor do que este: em São Sepé, esta semana, um cão que tem no sangue a mistura de pitbull com rottweiler botou para fora de casa uma família inteira, depois que a proprietária foi ameaçada por ele e conseguiu fechar a porta da casa e fugir do lar. Isto apenas uma semana depois que um cão, também uma cruza de pitbull com rottweiler, matou a dentadas um menino em Capão da Canoa. Eu pergunto: o que tem na cabeça uma pessoa que cruza pitbull com rottweiler? O que tem na cabeça? Sei bem o que pensa. Pensa que tem uma arma mortífera em casa, mas quer uma arma mais mortífera ainda. E cruza as duas raças, revelando uma megalomania incrível, autodotando-se de um superpoder. Teratologia (monstruosidade) pura. Informa-me o Cyro Silveira Martins Filho que os pitbulls são descendente