Pular para o conteúdo principal

Os frutos do Espírito - Humildade



http://1.bp.blogspot.com/-IMegW8t-llQ/Te42XyA02yI
/AAAAAAAABZg/7ZmdfSN6Dpk/s1600/mansidao.jpg
(Mansidão - RA)

LEITURA INICIAL: 2 Tm 2.20-26

TEXTO BASE: GL 5.22-23


A humanidade está numa frenética busca da felicidade. Mas; o que se observa é que não há paz; sossego, tranquilidade e felicidade. Há uma massa humana irrequieta, agitada e em constantes atividades, que tenta satisfazer a necessidade interna de tranquilidade, de contentamento e de felicidade com coisas externas. Partem em busca da felicidade em bons empregos, boa renda, bom automóvel, boa aparência com um "corpo bem sarado", etc. Outros apelam às drogas de todo o tipo, desde o álcool até as drogas mais pesadas e destruidoras. O sexo promíscuo e imoral é outra ilusão alimentada por muitos.
Por que não encontram a paz e a felicidade. Porque estas necessida­des não são satisfeitas com coisas externas, mas no interior da pessoa, na sua mente e no seu coração.
Apesar desta busca incessante, continuam infelizes e angustiados. Sem solução, ficam frustrados - e os frustrados, além de terem o ânimo abatido, têm reações bem típicas:
a) Apatia: a pessoa manifesta desleixo, relaxamento, desinteresse, pessimismo e isolamento. Não quer participar de nada. Torna-se cético com tudo;
b) Agressividade: torna-se violento, agressivo, rancoroso, resmun­gão, vingativo e crítico mordaz. Ambas as reações, além de serem evi­dências de doença espiritual e psicológica, são maléficas à própria pessoa e aos circunstantes.
Os fatos atuais da vida da humanidade revelam que ela está realmen­te frustrada. Como tal, é perigosa, porque cada vez mais adota atitudes e comportamentos de autodestruição e agressão aos semelhantes e aos padrões de moralidade.
A Palavra de Deus; porém, tem solução para a humanidade! O cristão tem na salvação em Jesus Cristo, sua maior alegria, felicidade e satisfação.
No Sermão do Monte, Jesus indica uma das maneiras de ser feliz. A NTLH da Bíblia apresenta em Mt 5, sob o título A verdadeira felicidade, o iní­cio deste sermão. No v.5, Jesus diz: "Felizes as pessoas humildes, pois receberão o que Deus tem prometido". Na tradução RA, "bem-aventurados os mansos.
Então, a solução é inundar o coração com a Palavra salvadora de Je­sus, através da qual o Espírito Santo age e transforma a vida. Esta ação do Espírito Santo capacita a pessoa a ser humilde ("manso" - RA). E isto que é dito em Gálatas: a mansidão é um fruto do Espírito. E a conse­quência é esta, a implantação da mansidão no coração resultada em feli­cidade  bem-aventurança" -RA). E Cristo que afirma isso no Sermão do Monte. A vivência da humildade e mansidão é, então, um dos segredos da conquista da felicidade tão almejada por todos.

Extraído do caderno do PEM de 2011.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Sábado Santo

"Durante o Sábado santo a Igreja permanece junto ao sepulcro do Senhor, meditando sua paixão e sua morte,  sua descida à mansão dos mortos e esperando na oração e no jejum sua ressurreição   (Circ 73). No  dia do silêncio  a comunidade cristã vela junto ao sepulcro.  Calam os sinos e os instrumentos. É ensaiado o aleluia, mas em voz baixa. É o dia para aprofundar. Para contemplar. O altar está despojado. O sacrário aberto e vazio . O Sábado é o dia em que experimentamos o vazio. Se a fé, ungida de esperança, não visse no horizonte último desta realidade, cairíamos no desalento: "nós o experimentávamos…", diziam os discípulos de Emaús. É um dia de meditação e silêncio. Mas não é um dia vazio em que "não acontece nada". Nem uma duplicação da Sexta-feira. A grande lição é esta: Cristo está no sepulcro, desceu à mansão dos mortos, ao mais profundo em que pode ir uma pessoa. E junto a Ele, como sua Mãe Maria, está a Igreja, a esposa. Calada, como ele. O

Luterano, Luterana significado, fácil de buscar.

Luterano, Luterana significado, fácil de buscar. Os termos “luterano significado”” Reforma Luterana”, para entender temos que olhar para o passado, no século XVI, devido a divisão na Alemanha entre Católicos e Protestantes, claro que o fator da divisão foi doutrinário, como podemos observar na Dieta de Worms . Termos como Luteranismo, As confissões Luteranas, Livro de Concórdia de1580 , Igreja Evangélica Luterana do Brasil, Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil, são retiradas desta divisão doutrinária. A religião luterana no Brasil está a mais de 100 anos, dívida entre duas igrejas herdeiras dessa reforma, há Igreja Evangélica Luterana do Brasil (IELB), http://www.ielb.org.br/home/ , e a Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB), http://www.luteranos.com.br/ . Marca do Luteranismo é a educação, mesmo aqui no Brasil, basta fazer uma busca com os termos “ luterano ferraz ”, “ luterano analia franco ”, “ ULBRA ”, “ Colégio Concórdia ”, “ instit

Paulo Santana - Novidade teratológica

https://encrypted-tbn3.google.com/ images?q=tbn:ANd9GcSDhr2bCt0N9gm wQgyFSuchQ996PizcsStMUB5I5irC5xroUkt- * Texto publicado na página 47 de Zero Hora desta quinta-feira (23) Desculpem, mas não existe assunto melhor do que este: em São Sepé, esta semana, um cão que tem no sangue a mistura de pitbull com rottweiler botou para fora de casa uma família inteira, depois que a proprietária foi ameaçada por ele e conseguiu fechar a porta da casa e fugir do lar. Isto apenas uma semana depois que um cão, também uma cruza de pitbull com rottweiler, matou a dentadas um menino em Capão da Canoa. Eu pergunto: o que tem na cabeça uma pessoa que cruza pitbull com rottweiler? O que tem na cabeça? Sei bem o que pensa. Pensa que tem uma arma mortífera em casa, mas quer uma arma mais mortífera ainda. E cruza as duas raças, revelando uma megalomania incrível, autodotando-se de um superpoder. Teratologia (monstruosidade) pura. Informa-me o Cyro Silveira Martins Filho que os pitbulls são descendente