Pular para o conteúdo principal

Os frutos do Espírito - Humildade



http://1.bp.blogspot.com/-IMegW8t-llQ/Te42XyA02yI
/AAAAAAAABZg/7ZmdfSN6Dpk/s1600/mansidao.jpg
(Mansidão - RA)

LEITURA INICIAL: 2 Tm 2.20-26

TEXTO BASE: GL 5.22-23


A humanidade está numa frenética busca da felicidade. Mas; o que se observa é que não há paz; sossego, tranquilidade e felicidade. Há uma massa humana irrequieta, agitada e em constantes atividades, que tenta satisfazer a necessidade interna de tranquilidade, de contentamento e de felicidade com coisas externas. Partem em busca da felicidade em bons empregos, boa renda, bom automóvel, boa aparência com um "corpo bem sarado", etc. Outros apelam às drogas de todo o tipo, desde o álcool até as drogas mais pesadas e destruidoras. O sexo promíscuo e imoral é outra ilusão alimentada por muitos.
Por que não encontram a paz e a felicidade. Porque estas necessida­des não são satisfeitas com coisas externas, mas no interior da pessoa, na sua mente e no seu coração.
Apesar desta busca incessante, continuam infelizes e angustiados. Sem solução, ficam frustrados - e os frustrados, além de terem o ânimo abatido, têm reações bem típicas:
a) Apatia: a pessoa manifesta desleixo, relaxamento, desinteresse, pessimismo e isolamento. Não quer participar de nada. Torna-se cético com tudo;
b) Agressividade: torna-se violento, agressivo, rancoroso, resmun­gão, vingativo e crítico mordaz. Ambas as reações, além de serem evi­dências de doença espiritual e psicológica, são maléficas à própria pessoa e aos circunstantes.
Os fatos atuais da vida da humanidade revelam que ela está realmen­te frustrada. Como tal, é perigosa, porque cada vez mais adota atitudes e comportamentos de autodestruição e agressão aos semelhantes e aos padrões de moralidade.
A Palavra de Deus; porém, tem solução para a humanidade! O cristão tem na salvação em Jesus Cristo, sua maior alegria, felicidade e satisfação.
No Sermão do Monte, Jesus indica uma das maneiras de ser feliz. A NTLH da Bíblia apresenta em Mt 5, sob o título A verdadeira felicidade, o iní­cio deste sermão. No v.5, Jesus diz: "Felizes as pessoas humildes, pois receberão o que Deus tem prometido". Na tradução RA, "bem-aventurados os mansos.
Então, a solução é inundar o coração com a Palavra salvadora de Je­sus, através da qual o Espírito Santo age e transforma a vida. Esta ação do Espírito Santo capacita a pessoa a ser humilde ("manso" - RA). E isto que é dito em Gálatas: a mansidão é um fruto do Espírito. E a conse­quência é esta, a implantação da mansidão no coração resultada em feli­cidade  bem-aventurança" -RA). E Cristo que afirma isso no Sermão do Monte. A vivência da humildade e mansidão é, então, um dos segredos da conquista da felicidade tão almejada por todos.

Extraído do caderno do PEM de 2011.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Educação em Lutero uma abordagem ainda para o século 21

            Neste trabalho estaremos analisando dois escritos de Lutero que constam nas Obras Selecionadas (v. 5): Aos conselhos de todas as cidades da Alemanha para que criem e mantenham escolas cristãs (1524) e Uma prédica de Martinho Lutero para que se mandem os filhos para a escola (1530). O objetivo deste trabalho é avaliar o desenvolvimento teológico de Lutero dentro do assunto “Educação” conforme esses escritos de épocas distintas. Após o estudo e comparação destes dois escritos não pude perceber um desenvolvimento teológico significativo em Lutero. Talvez isso se deva a proximidade da data e por estarem os dois escritos no período do “Lutero adulto” (ou seja, depois de 1519). Também é difícil analisar o desenvolvimento teológico de Lutero em um assunto que não é propriamente “teológico”.             Porém, essas obras são de suma importância para a cristandade e a história da educação. Percebemos nestes escritos o valor que Lutero dava à educação, principalmente como p

Luterano, Luterana significado, fácil de buscar.

Luterano, Luterana significado, fácil de buscar. Os termos “luterano significado”” Reforma Luterana”, para entender temos que olhar para o passado, no século XVI, devido a divisão na Alemanha entre Católicos e Protestantes, claro que o fator da divisão foi doutrinário, como podemos observar na Dieta de Worms . Termos como Luteranismo, As confissões Luteranas, Livro de Concórdia de1580 , Igreja Evangélica Luterana do Brasil, Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil, são retiradas desta divisão doutrinária. A religião luterana no Brasil está a mais de 100 anos, dívida entre duas igrejas herdeiras dessa reforma, há Igreja Evangélica Luterana do Brasil (IELB), http://www.ielb.org.br/home/ , e a Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB), http://www.luteranos.com.br/ . Marca do Luteranismo é a educação, mesmo aqui no Brasil, basta fazer uma busca com os termos “ luterano ferraz ”, “ luterano analia franco ”, “ ULBRA ”, “ Colégio Concórdia ”, “ instit

Reforma Hoje. Um olhar através dos tempos 1 parte.

Reforma Hoje. Um Olhar Através Dos Tempos 1 parte O texto abaixo é  extraído  de um artigo, numa cadeira de catecismo do S eminário   Concórdia  de São Leopoldo RS. Reforma Hoje. Gene Edward Veith      Através de quase todo o século XX, a maior questão teológica foi a chamada "Batalha pela Bíblia". Começando com o conflito entre modernistas e fundamentalistas, a igreja na América vem sendo agitada por uma divisão entre aqueles que acreditam que os ensinos da Bíblia devam ser julgados de acordo com as mais recentes tendências intelectuais e culturais e aqueles que crêem na iner-rância da Escritura. Ao longo de quase todo o século, teólogos liberais, armados com a metodologia crítico-histórica e o prestígio da classe intelectual, batalharam contra os evangélicos, que insistiam na realidade da inspiração divina e no evangelho sobrenatural.        Em meio às violências de cismas denominacionais, seminários para expurgo e divisões de igrejas, os modernist