![]() |
Em 1936, o cientista Hans Seyle apresentou pela primeira vez o conceito de estresse. A partir da fisiologia, definiu-o como uma síndrome geral de adaptação onde o organismo reage a mudanças,
(...) e que se caracteriza por três fases adaptativas: 1ª) reação de alarme, que corresponde ao estresse agudo, em que há liberação de adrenalina, 2º) período de resistência, que corresponde ao estresse crônico, e a 3ª fase, chamada de exaustão, quando pode ocorrer a falência orgânica múltipla".
É com o intuito de entender mais sobre os desgastes que a função acarreta, que estende-se o olhar ao estresse e suas conseqüências. Estresse é uma palavra derivada do latim, que teve várias significações, entre elas, adversidade, aflição, e mais recentemente, pressão ou esforço. "É o estado que se caracteriza por um conjunto de reações psicofisiológicas do organismo a situações que desencadeiam tensão", sendo que na tentativa de adaptar-se as situações, o organismo modifica profundamente suas funções vitais. Todas as pessoas sofrem algum tipo de estresse, seja qual for o tipo de atividade, mas quando ele se torna grave resulta em sérias enfermidades físicas e emocionais.
Comentários
Postar um comentário