Pular para o conteúdo principal

O pastor Lutero e sua contribuição para a teologia da pregação

Lutero-chave-Biblia: O pastor Lutero e sua contribuição para a teologia da pregação

Lutero o Pastor
          

Lutero-chave-Biblia. Neste conjunto de palavras vamos fazer a analise desta obra, Lutero O pastor, a mesma tem o objetivo de atrair pregadores para aprender cada vez mais sobre a chave para uma pregação na Bíblia.

 
Lutero é uma personalidade que, com o anúncio da Palavra, acordou, ressuscitou e redirecionou a vida da Igreja cristã, ele nunca ensinou que a proclamação da Palavra de Deus fosse tarefa exclusiva dos pastores.
        Chave do ministério público (pastor) se distingue do sacerdócio geral (leigo) não pela competência, mas sim pelo chamado. O Pastor e leigos são Igreja e, como uma só equipe, estão envolvidos no cumprimento do Ministério da Pregação da Igreja e na construção do reino de Deus.
         Admoesta e repreende os ministros que não exercem o seu ofício com responsabilidade, acusa, combate e condena os pregadores falsos e heréticos. E orienta, exorta e estimula pregadores fiéis para que procurem aprimorar-se no conhecimento, na habilidade na atitude, no preparo e na elaboração
de seus sermões.

          Lutero, Chave, Bíblia:

         Para o sermão ser a referência principal do culto, o pregador precisa pregar o que Deus registrou na Escritura, porque não há nada que prenda mais os ouvintes às
igrejas do que sermões úteis e claros.
         O pregador deve se ver, chamado por Deus para anunciar a sua Palavra. O conteúdo principal do sermão sempre deve ser cristocêntrico, o evangelho de Cristo, sempre deve ser o principal conteúdo das pregações. Os textos bíblicos devem ser bem pesquisados e, depois, o ensino da perícope deve ser bem elaborado e apresentado em ordem, com simplicidade, para que todos os ouvintes possam ouvir, compreender, reter e levar consigo a mensagem da salvação.
O sermão deve ser segundo a Sagrada Escritura, deve ser segundo o texto da perícope bíblica e deve ser segundo o contexto em que é anunciado.
         A Bíblia é o grande Sermão de Deus que é composto por um número de pequenos sermões, com milhares de recados especiais aos povos. Devemos abrir o Grande Sermão de Deus, e anunciar e proclamar sua Palavra e administrar os Sacramentos (Batismo e Santa Ceia), a todos os povos, de todos os tempos, em todos os lugares.
         Devemos valorizar sempre os ouvintes, e para tanto nos prepararmos bem para atingirmos os ouvintes que são o alvo da pregação.
         Todos precisam conhecer e entender bem a Palavra de Deus, anunciada nos sermões. sempre buscar a simplicidade em todos os discursos e estar preocupado com os ouvintes especiais: as crianças, os empregados, e o povo simples.

         O pregador deve preocupar-se com as diversas categorias de ouvintes: a idade, sexo, profissões, níveis sociais e culturais.

Saiba mais:

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Educação em Lutero uma abordagem ainda para o século 21

            Neste trabalho estaremos analisando dois escritos de Lutero que constam nas Obras Selecionadas (v. 5): Aos conselhos de todas as cidades da Alemanha para que criem e mantenham escolas cristãs (1524) e Uma prédica de Martinho Lutero para que se mandem os filhos para a escola (1530). O objetivo deste trabalho é avaliar o desenvolvimento teológico de Lutero dentro do assunto “Educação” conforme esses escritos de épocas distintas. Após o estudo e comparação destes dois escritos não pude perceber um desenvolvimento teológico significativo em Lutero. Talvez isso se deva a proximidade da data e por estarem os dois escritos no período do “Lutero adulto” (ou seja, depois de 1519). Também é difícil analisar o desenvolvimento teológico de Lutero em um assunto que não é propriamente “teológico”.             Porém, essas obras são de suma importância para a cristandade e a história da educação. Percebemos nestes escritos o valor que Lutero dava à educação, principalmente como p

Luterano, Luterana significado, fácil de buscar.

Luterano, Luterana significado, fácil de buscar. Os termos “luterano significado”” Reforma Luterana”, para entender temos que olhar para o passado, no século XVI, devido a divisão na Alemanha entre Católicos e Protestantes, claro que o fator da divisão foi doutrinário, como podemos observar na Dieta de Worms . Termos como Luteranismo, As confissões Luteranas, Livro de Concórdia de1580 , Igreja Evangélica Luterana do Brasil, Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil, são retiradas desta divisão doutrinária. A religião luterana no Brasil está a mais de 100 anos, dívida entre duas igrejas herdeiras dessa reforma, há Igreja Evangélica Luterana do Brasil (IELB), http://www.ielb.org.br/home/ , e a Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB), http://www.luteranos.com.br/ . Marca do Luteranismo é a educação, mesmo aqui no Brasil, basta fazer uma busca com os termos “ luterano ferraz ”, “ luterano analia franco ”, “ ULBRA ”, “ Colégio Concórdia ”, “ instit

Reforma Hoje. Um olhar através dos tempos 1 parte.

Reforma Hoje. Um Olhar Através Dos Tempos 1 parte O texto abaixo é  extraído  de um artigo, numa cadeira de catecismo do S eminário   Concórdia  de São Leopoldo RS. Reforma Hoje. Gene Edward Veith      Através de quase todo o século XX, a maior questão teológica foi a chamada "Batalha pela Bíblia". Começando com o conflito entre modernistas e fundamentalistas, a igreja na América vem sendo agitada por uma divisão entre aqueles que acreditam que os ensinos da Bíblia devam ser julgados de acordo com as mais recentes tendências intelectuais e culturais e aqueles que crêem na iner-rância da Escritura. Ao longo de quase todo o século, teólogos liberais, armados com a metodologia crítico-histórica e o prestígio da classe intelectual, batalharam contra os evangélicos, que insistiam na realidade da inspiração divina e no evangelho sobrenatural.        Em meio às violências de cismas denominacionais, seminários para expurgo e divisões de igrejas, os modernist