Pular para o conteúdo principal

Reflexão da Parábola das dez virgens Mateus 25,1-13

Reflexão da Parábola das dez virgens Mateus 25,1-13

Parábola das dez virgens Mateus 25,1-13

Mateus 25.1-13.

Na nossa reflexão de Mateus “Jesus acabou de falar do fim dos tempos. Agora, como era seu costume, ele usa parábolas isso é figuras para realçar as lições que seus seguidores precisavam aprender sobre os tempos finais. Como em outras figuras que Jesus usou, não podemos buscar significado em cada detalhe.
O fato de haver cinco virgens prudentes e cinco insensatas não quer dizer que a metade da humanidade será salva e a outra metade não. O ponto é de que haverá apenas duas categorias: Os que estão preparados e os que não estão.

A intenção de Jesus nesta parábola em Mateus é chamar a atenção para a responsabilidade pessoal de cada um. As virgens insensatas poderiam ter tomado a iniciativa de trazer mais óleo, ou ter buscado enquanto havia tempo. Mas não o fizeram. Da mesma forma, muitas pessoas hoje poderiam buscar mais a Palavra de Deus, compreendê-la e crer na mensagem salvadora em Jesus Cristo (O noivo), e aplica-la às suas vidas. Entretanto, muitos se contentam com o pouco que aprenderam no passado, quem sabe de parentes ou de outra maneira, ou ainda com algumas tradições religiosas, sem de fato terem a fé verdadeira bem solidificada e alicerçada na Palavra de Deus.
Muitos não alimentam suficiente e continuamente a chama da fé que receberam gratuitamente de Deus no Batismo ou através da Palavra de Deus. Falo da fé que lhes garante a vida eterna por graça de Jesus Cristo.                                                            
E um dia essa chama pode apagar por simples falta de cuidado e atenção. E, quando o Senhor vier repentinamente, não haverá mais tempo para buscar a Palavra.
É necessário que todos tomem a iniciativa de vigilância enquanto estamos a caminho. Não desperdicemos as oportunidades que Deus nos dá para estarmos sempre em comunhão com ELE. É para isto que Deus nos dá o tempo de vida.
É bom lembrar quer as cinco que entraram com o Noivo na festa de casamento, tiveram acesso não por méritos próprios, mas pela graça de Deus – Deus preparou a festa para os que Nele creem e se apegam aos méritos do Salvador Jesus. Elas entraram “com o Noivo”. Jesus disse: “Eu sou o Caminho, e a Verdade, e a Vida; ninguém vem ao Pai SENÃO por mim” (Jo 14.6).

Postagens mais visitadas deste blog

Educação em Lutero uma abordagem ainda para o século 21

            Neste trabalho estaremos analisando dois escritos de Lutero que constam nas Obras Selecionadas (v. 5): Aos conselhos de todas as cidades da Alemanha para que criem e mantenham escolas cristãs (1524) e Uma prédica de Martinho Lutero para que se mandem os filhos para a escola (1530). O objetivo deste trabalho é avaliar o desenvolvimento teológico de Lutero dentro do assunto “Educação” conforme esses escritos de épocas distintas. Após o estudo e comparação destes dois escritos não pude perceber um desenvolvimento teológico significativo em Lutero. Talvez isso se deva a proximidade da data e por estarem os dois escritos no período do “Lutero adulto” (ou seja, depois de 1519). Também é difícil analisar o desenvolvimento teológico de Lutero em um assunto que não é propriamente “teológico”.             Porém, essas obras são de suma importância para a cristandade e a história da educação. Percebemos nestes escritos o valor que Lutero dava à educação, principalmente como p

Luterano, Luterana significado, fácil de buscar.

Luterano, Luterana significado, fácil de buscar. Os termos “luterano significado”” Reforma Luterana”, para entender temos que olhar para o passado, no século XVI, devido a divisão na Alemanha entre Católicos e Protestantes, claro que o fator da divisão foi doutrinário, como podemos observar na Dieta de Worms . Termos como Luteranismo, As confissões Luteranas, Livro de Concórdia de1580 , Igreja Evangélica Luterana do Brasil, Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil, são retiradas desta divisão doutrinária. A religião luterana no Brasil está a mais de 100 anos, dívida entre duas igrejas herdeiras dessa reforma, há Igreja Evangélica Luterana do Brasil (IELB), http://www.ielb.org.br/home/ , e a Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB), http://www.luteranos.com.br/ . Marca do Luteranismo é a educação, mesmo aqui no Brasil, basta fazer uma busca com os termos “ luterano ferraz ”, “ luterano analia franco ”, “ ULBRA ”, “ Colégio Concórdia ”, “ instit

Reforma Hoje. Um olhar através dos tempos 1 parte.

Reforma Hoje. Um Olhar Através Dos Tempos 1 parte O texto abaixo é  extraído  de um artigo, numa cadeira de catecismo do S eminário   Concórdia  de São Leopoldo RS. Reforma Hoje. Gene Edward Veith      Através de quase todo o século XX, a maior questão teológica foi a chamada "Batalha pela Bíblia". Começando com o conflito entre modernistas e fundamentalistas, a igreja na América vem sendo agitada por uma divisão entre aqueles que acreditam que os ensinos da Bíblia devam ser julgados de acordo com as mais recentes tendências intelectuais e culturais e aqueles que crêem na iner-rância da Escritura. Ao longo de quase todo o século, teólogos liberais, armados com a metodologia crítico-histórica e o prestígio da classe intelectual, batalharam contra os evangélicos, que insistiam na realidade da inspiração divina e no evangelho sobrenatural.        Em meio às violências de cismas denominacionais, seminários para expurgo e divisões de igrejas, os modernist