Pular para o conteúdo principal

Seita é uma perversão religiosa, uma fé centralizadas em ensinamento falso

Seita é uma perversão religiosa, uma fé centralizadas em ensinamento falso



"A seita é uma perversão religiosa. É uma fé e uma prática centralizadas em ensinamento falso, no mundo da religião que exige devoção para um ponto de vista ou para um líder religioso. Sendo uma heresia organizada. "


    Com estas palavras, Dave Breese define o que é uma seita, no seu livro Conheça as Marcas da Seita.
" Pelo termo seita não quero depreciar nenhum grupo assim classificado. A seita, como eu a defino, é qualquer grupo religioso que difere significativamente em um ou mais aspectos no que tange a fé e prática daqueles grupos considerados como expressões normativas da religião da nossa cultura global."
      É assim que o Dr. Charles Brader define a seita em Estes também crêem conforme a citação de Walter Martim, que faz ainda os seguintes comentários:
" Posso ligar que uma seita poderia ser também definida como um grupo formado em torno de uma pessoa ou de uma interpretação puramente pessoal de determinadas passagens da Bíblia".
      Esta amostragem certamente vai chamar a atenção dos leitores para o fato de que, há definições claras da palavra seita e de que ao mesmo tempo, há alguma dificuldade em traçar exatamente a linha divisória entre os conceitos de seita nos tempos de hoje e os de antigamente, ou entre o que é uma denominação e o que é uma seita.
Nossa discussão estará centrada especificamente nas seitas entendidas aqui mais como grupos religiosos que se desviaram dos ensinamentos e das normas que lhes deram origem e acabaram tornando-se uma nova corrente de fé e vida.
    Deve ser observado que não falamos aqui apenas dos desvios das normas e da ortodoxia cristã, pois muitas seitas contemporâneas tiveram sua origem em concepções religiosas alheias ao cristianismo. Os baha'is, os muçulmanos negros e os anglo-israelitas são mutações religiosas que não têm a fé cristã como ponto de referência. No entanto, pela definição aqui em uso, são consideradas seitas.
      A seita, em razão disso, não pode ser vista apenas como um sistema periférico de um padrão original de fé, que, ao menos marginalmente, participa da crença básica na qual ela tem suas raízes. É evidente que seu ponto de partida se encontra nas idéias fundamentais de uma grande religião. Ela, porém, deforma e desfigura de tal maneira esse padrão original que acaba se transformando em algo essencialmente novo e totalmente diferente daquilo que era antes.

Extraído livro Como responder as Seitas- Hubert F. Beck
Veja também:

Postagens mais visitadas deste blog

Sábado Santo

"Durante o Sábado santo a Igreja permanece junto ao sepulcro do Senhor, meditando sua paixão e sua morte,  sua descida à mansão dos mortos e esperando na oração e no jejum sua ressurreição   (Circ 73). No  dia do silêncio  a comunidade cristã vela junto ao sepulcro.  Calam os sinos e os instrumentos. É ensaiado o aleluia, mas em voz baixa. É o dia para aprofundar. Para contemplar. O altar está despojado. O sacrário aberto e vazio . O Sábado é o dia em que experimentamos o vazio. Se a fé, ungida de esperança, não visse no horizonte último desta realidade, cairíamos no desalento: "nós o experimentávamos…", diziam os discípulos de Emaús. É um dia de meditação e silêncio. Mas não é um dia vazio em que "não acontece nada". Nem uma duplicação da Sexta-feira. A grande lição é esta: Cristo está no sepulcro, desceu à mansão dos mortos, ao mais profundo em que pode ir uma pessoa. E junto a Ele, como sua Mãe Maria, está a Igreja, a esposa. Calada, como ele. O

Luterano, Luterana significado, fácil de buscar.

Luterano, Luterana significado, fácil de buscar. Os termos “luterano significado”” Reforma Luterana”, para entender temos que olhar para o passado, no século XVI, devido a divisão na Alemanha entre Católicos e Protestantes, claro que o fator da divisão foi doutrinário, como podemos observar na Dieta de Worms . Termos como Luteranismo, As confissões Luteranas, Livro de Concórdia de1580 , Igreja Evangélica Luterana do Brasil, Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil, são retiradas desta divisão doutrinária. A religião luterana no Brasil está a mais de 100 anos, dívida entre duas igrejas herdeiras dessa reforma, há Igreja Evangélica Luterana do Brasil (IELB), http://www.ielb.org.br/home/ , e a Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB), http://www.luteranos.com.br/ . Marca do Luteranismo é a educação, mesmo aqui no Brasil, basta fazer uma busca com os termos “ luterano ferraz ”, “ luterano analia franco ”, “ ULBRA ”, “ Colégio Concórdia ”, “ instit

Paulo Santana - Novidade teratológica

https://encrypted-tbn3.google.com/ images?q=tbn:ANd9GcSDhr2bCt0N9gm wQgyFSuchQ996PizcsStMUB5I5irC5xroUkt- * Texto publicado na página 47 de Zero Hora desta quinta-feira (23) Desculpem, mas não existe assunto melhor do que este: em São Sepé, esta semana, um cão que tem no sangue a mistura de pitbull com rottweiler botou para fora de casa uma família inteira, depois que a proprietária foi ameaçada por ele e conseguiu fechar a porta da casa e fugir do lar. Isto apenas uma semana depois que um cão, também uma cruza de pitbull com rottweiler, matou a dentadas um menino em Capão da Canoa. Eu pergunto: o que tem na cabeça uma pessoa que cruza pitbull com rottweiler? O que tem na cabeça? Sei bem o que pensa. Pensa que tem uma arma mortífera em casa, mas quer uma arma mais mortífera ainda. E cruza as duas raças, revelando uma megalomania incrível, autodotando-se de um superpoder. Teratologia (monstruosidade) pura. Informa-me o Cyro Silveira Martins Filho que os pitbulls são descendente