Pular para o conteúdo principal

Adorando: Herança Litúrgica Luterana- Como Cristão - Primeira parte

Adorando: Herança Litúrgica Luterana- Como Cristão - Primeira parte




Deus é o centro da vida de cada cristão. O culto centraliza nossa vida em Deus. Quando crescemos na fé em Jesus, nosso Salvador, nossa vida de adoração (culto) também cresce. No entanto, o culto é constituído de vários elementos. Por isso, nós rendemos culto a Deus em lugares, maneiras e ocasiões diferentes.
Vale perguntar: rendemos culto a Deus de maneira correta? qual é a maneira correta? É lógico que, se vamos prestar culto a nosso Criador, Redentor e Santificador da melhor maneira possível, nós deveremos estar familiarizados com sua palavra. Para ter uma melhor compreensão do significado de culto, nós precisamos saber como os primeiros cristãos rendiam culto. Também é importante saber como os cristãos que os seguiram achegaram-se do trono da graça de Deus em louvor e adoração.


1. O QUE É O CULTO?

CULTO é a comunhão pessoal entre o indivíduo e Deus. É a resposta do homem a Deus, que sofreu por ele em Cristo. Na experiência do culto, precisamos estar inspirados em Cristo e no seu amor.

2. COMO PODEMOS PRESTAR CULTO?

De duas maneiras:

a) Como INDIVÍDUOS. Prestamos culto pessoalmente porque sentimos a necessidade de nos achegarmos a Deus em louvor e adoração.

b) Como GRUPO. Este culto é chamado de culto corporativo. No culto corporativo nós adoramos a Deus em conjunto com outros cristãos. A carta aos Hebreus nos recomenda (10.25): "Não deixemos de nos reunir...". Por meio do culto corporativo, nós entramos em contato com Deus e com os nossos irmãos.

3. QUAIS OS PROPÓSITOS DO CULTO CRISTÃO?

Existem quatro razões principais para prestarmos culto a Deus:

a) AFIRMAÇÃO.   Damos testemunho público de nossa fé.

b) CONSERVAÇÃO. Preservamos nossa fé. Esta fé é a linguagem comum dos cristãos.

c) EDIFICAÇÃO. Pelo fato de sermos convidados a entrar em comunhão com os mistérios de Deus, somos edificados na fé.

d) ADORAÇÃO E LOUVOR. Honramos e glorificamos  a Deus por aquilo que ele é, por aquilo que ele fez, por aquilo que ele ainda fará por nós.

Continua........

Introdução clique aqui.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Educação em Lutero uma abordagem ainda para o século 21

            Neste trabalho estaremos analisando dois escritos de Lutero que constam nas Obras Selecionadas (v. 5): Aos conselhos de todas as cidades da Alemanha para que criem e mantenham escolas cristãs (1524) e Uma prédica de Martinho Lutero para que se mandem os filhos para a escola (1530). O objetivo deste trabalho é avaliar o desenvolvimento teológico de Lutero dentro do assunto “Educação” conforme esses escritos de épocas distintas. Após o estudo e comparação destes dois escritos não pude perceber um desenvolvimento teológico significativo em Lutero. Talvez isso se deva a proximidade da data e por estarem os dois escritos no período do “Lutero adulto” (ou seja, depois de 1519). Também é difícil analisar o desenvolvimento teológico de Lutero em um assunto que não é propriamente “teológico”.             Porém, essas obras são de suma importância para a cristandade e a história da educação. Percebemos nestes escritos o valor que Lutero dava à educação, principalmente como p

Luterano, Luterana significado, fácil de buscar.

Luterano, Luterana significado, fácil de buscar. Os termos “luterano significado”” Reforma Luterana”, para entender temos que olhar para o passado, no século XVI, devido a divisão na Alemanha entre Católicos e Protestantes, claro que o fator da divisão foi doutrinário, como podemos observar na Dieta de Worms . Termos como Luteranismo, As confissões Luteranas, Livro de Concórdia de1580 , Igreja Evangélica Luterana do Brasil, Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil, são retiradas desta divisão doutrinária. A religião luterana no Brasil está a mais de 100 anos, dívida entre duas igrejas herdeiras dessa reforma, há Igreja Evangélica Luterana do Brasil (IELB), http://www.ielb.org.br/home/ , e a Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB), http://www.luteranos.com.br/ . Marca do Luteranismo é a educação, mesmo aqui no Brasil, basta fazer uma busca com os termos “ luterano ferraz ”, “ luterano analia franco ”, “ ULBRA ”, “ Colégio Concórdia ”, “ instit

Reforma Hoje. Um olhar através dos tempos 1 parte.

Reforma Hoje. Um Olhar Através Dos Tempos 1 parte O texto abaixo é  extraído  de um artigo, numa cadeira de catecismo do S eminário   Concórdia  de São Leopoldo RS. Reforma Hoje. Gene Edward Veith      Através de quase todo o século XX, a maior questão teológica foi a chamada "Batalha pela Bíblia". Começando com o conflito entre modernistas e fundamentalistas, a igreja na América vem sendo agitada por uma divisão entre aqueles que acreditam que os ensinos da Bíblia devam ser julgados de acordo com as mais recentes tendências intelectuais e culturais e aqueles que crêem na iner-rância da Escritura. Ao longo de quase todo o século, teólogos liberais, armados com a metodologia crítico-histórica e o prestígio da classe intelectual, batalharam contra os evangélicos, que insistiam na realidade da inspiração divina e no evangelho sobrenatural.        Em meio às violências de cismas denominacionais, seminários para expurgo e divisões de igrejas, os modernist