Pular para o conteúdo principal

Adorando: Herança Litúrgica Luterana- Como Cristão - Segunda parte

Adorando: Herança Litúrgica Luterana- Como Cristão - Segunda parte






4. ONDE PODEMOS PRESTAR CULTO?

Deus pode ser adorado em qualquer lugar! É bom, no entanto,  haver um local apropriado para prestar culto a fim de que possamos nos dedicar totalmente a ele. Aquilo que escutamos vemos na nossa igreja, irá nos ajudar na nossa adoração a Deus. Por isso, o local deve ter apresentação e atmosfera própria para o culto.

5. COMO A LITURGIA AUXILIA O CULTO CRISTÃO?

LITURGIA é a ordem estabelecida que nós seguimos no culto público. Tal ordem é necessária para que tudo seja feito com decência e ordem. A liturgia acrescenta beleza e significado ao nosso culto.

6. QUAIS SÃO AS PRINCIPAIS FINALIDADES DA LITURGIA LUTERANA?

As principais finalidades são as de promover:

a) ORDEM - a organização do culto. As diversas partes do culto devem estar intimamente relacionadas umas com as outras.

b) RITUAL - as palavras que são faladas ou cantadas. Através do ritual nós expressamos a nossa fé.

c) CERIMÔNIA - atos ou gestos. Alguns deles são indispensáveis. Todos, porém, são significativos.

7. QUE OUTROS PROPÓSITOS TEM A LITURGIA?

A liturgia serve o propósito de instruir a congregação em termos doutrinários e espirituais. A liturgia também edifica o participante do culto na unidade doutrinária da igreja e comunhão entre os congregados.

8. QUE POSIÇÕES TOMAMOS DURANTE O CULTO E O QUE ELAS SIGNIFICAM?

Nós rendemos culto:

a) EM PÉ - para glorificar a Deus.
b) SENTADOS - para receber instrução da palavra.
c) AJOELHADOS - para confessar os pecados e orar. Ajoelhar é a posição que significa humildade.

9. QUAL O CONTEÚDO DO CULTO CRISTÃO?

O conteúdo do culto cristão está dividido em duas partes:

a) SACRIFICIAL. Nesta, achegamos-nos de Deus, porque nós o amamos, através de orações, hinos e ofertas. Visto que o pastor representa os participantes durante o oferecimento dos sacrifícios, ele está voltado para o altar.

b) SACRAMENTAL. Nesta, Deus vem a nós. Nós temos um Deus que nos perdoa e ensina. Ele nos ensina através da exposição de sua palavra, da absolvição ou anúncio do perdão, da bênção e dos sacramentos. Nesta parte, o pastor está voltado para a congregação, pois representa Deus nos falando. Convém lembrar que também existe uma postura chamada BASILICANA, na qual o pastor está posicionado atrás do altar, voltado, ao mesmo tempo, para o altar e para a congregação. Desta forma, oficiante e congregação estão ­voltados para o altar.

10. O QUE SIGNIFICA ISTO TUDO PARA MIM?

Por termos sido aproximados de Deus, através de seu amor e graça, nós prestamos culto a este mesmo Senhor gracioso com corações agradecidos. Isto fazemos cantando hinos de louvor como resposta de nossa fé. Através do culto, que sempre significa muito para nós, somos levados a testemunhar esta mesma fé em Jesus, nosso Salvador, ao próximo. Isto nos motivará a trabalhar: o que faremos em palavras e ações para que o seu reino e a sua vontade sejam efetivados.

Veja também clicando aqui.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Sábado Santo

"Durante o Sábado santo a Igreja permanece junto ao sepulcro do Senhor, meditando sua paixão e sua morte,  sua descida à mansão dos mortos e esperando na oração e no jejum sua ressurreição   (Circ 73). No  dia do silêncio  a comunidade cristã vela junto ao sepulcro.  Calam os sinos e os instrumentos. É ensaiado o aleluia, mas em voz baixa. É o dia para aprofundar. Para contemplar. O altar está despojado. O sacrário aberto e vazio . O Sábado é o dia em que experimentamos o vazio. Se a fé, ungida de esperança, não visse no horizonte último desta realidade, cairíamos no desalento: "nós o experimentávamos…", diziam os discípulos de Emaús. É um dia de meditação e silêncio. Mas não é um dia vazio em que "não acontece nada". Nem uma duplicação da Sexta-feira. A grande lição é esta: Cristo está no sepulcro, desceu à mansão dos mortos, ao mais profundo em que pode ir uma pessoa. E junto a Ele, como sua Mãe Maria, está a Igreja, a esposa. Calada, como ele. O

Luterano, Luterana significado, fácil de buscar.

Luterano, Luterana significado, fácil de buscar. Os termos “luterano significado”” Reforma Luterana”, para entender temos que olhar para o passado, no século XVI, devido a divisão na Alemanha entre Católicos e Protestantes, claro que o fator da divisão foi doutrinário, como podemos observar na Dieta de Worms . Termos como Luteranismo, As confissões Luteranas, Livro de Concórdia de1580 , Igreja Evangélica Luterana do Brasil, Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil, são retiradas desta divisão doutrinária. A religião luterana no Brasil está a mais de 100 anos, dívida entre duas igrejas herdeiras dessa reforma, há Igreja Evangélica Luterana do Brasil (IELB), http://www.ielb.org.br/home/ , e a Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB), http://www.luteranos.com.br/ . Marca do Luteranismo é a educação, mesmo aqui no Brasil, basta fazer uma busca com os termos “ luterano ferraz ”, “ luterano analia franco ”, “ ULBRA ”, “ Colégio Concórdia ”, “ instit

Paulo Santana - Novidade teratológica

https://encrypted-tbn3.google.com/ images?q=tbn:ANd9GcSDhr2bCt0N9gm wQgyFSuchQ996PizcsStMUB5I5irC5xroUkt- * Texto publicado na página 47 de Zero Hora desta quinta-feira (23) Desculpem, mas não existe assunto melhor do que este: em São Sepé, esta semana, um cão que tem no sangue a mistura de pitbull com rottweiler botou para fora de casa uma família inteira, depois que a proprietária foi ameaçada por ele e conseguiu fechar a porta da casa e fugir do lar. Isto apenas uma semana depois que um cão, também uma cruza de pitbull com rottweiler, matou a dentadas um menino em Capão da Canoa. Eu pergunto: o que tem na cabeça uma pessoa que cruza pitbull com rottweiler? O que tem na cabeça? Sei bem o que pensa. Pensa que tem uma arma mortífera em casa, mas quer uma arma mais mortífera ainda. E cruza as duas raças, revelando uma megalomania incrível, autodotando-se de um superpoder. Teratologia (monstruosidade) pura. Informa-me o Cyro Silveira Martins Filho que os pitbulls são descendente