Pular para o conteúdo principal

Separados por Deus, uma reflexão no amor de Deus

Separados por Deus



Leitura: Gênesis 12.1-3 "Farei de você um grande povo, e o abençoarei. Tornarei famoso o seu nome, e você será uma bênção."
(v. 2)

       O que se vê por toda a Bíblia é que Deus está interessado na salvação de toda a humanidade. Lemos nas Escrituras a história específica de Israel no Antigo Testamento, e da igreja no Novo Testamento. Nos primeiros onze capítulos de Gênesis, a atenção de Deus é universal, e ele continua com essa atenção depois, já que todos os povos da terra e a terra toda continuam alvo do seu amor.
     O que muda com Abraão é a ação de Deus: ele separa um só povo, por meio de quem as bênçãos serão para o mundo todo.
Deus separa um povo para ser exemplo e canal de bênção aos demais, como se fosse um parceiro-chave e específico. Essa é a resposta de Deus à rebeldia da humanidade, que deseja ser independente dele, destruindo-se a si mesma.
     Abraão deveria trocar o conhecido pelo desconhecido (Hb 11.18) e ver sua recompensa naquilo que ele não viveria para ver: uma grande nação. As palavras: "você será uma bênção... e ... por meio de você todos os povos da terra serão abençoados" deixam claro que Abraão não deveria guardar as bênçãos de Deus para si, mas usá-las para beneficiar a outros.

    O apóstolo Paulo lembrou dessa promessa como indício do evangelho (Gl 3.8). Por isso, é importantíssimo acertar na sua interpretação. Com o cumprimento da ordem "saia e vá", Deus promete localidade -"a terra que eu lhe mostrarei"- e nacionalidade - "farei de você um grande povo" - específicas.     O restante da história de Israel é conseqüência. Com a vinda de Jesus, a bênção é expandida até os confins da temi (At 1.8), e o povo de Deus passa a incluir todos os povos (Ef 3.6). A afirmação "você será uma bênção" revela o plano divino com Israel em relação aos povos vizinhos. No Novo Testamento, amplia-se a tarefa de anunciar as boas novas, reunindo o povo de Deus entre todos os povos (Mt 28.18-20).

Postagens mais visitadas deste blog

"O Messias" de Georg Friedrich Handel, completo, varias apresentações

Messias Freqüentemente nos referimos ao oratório como O Messias, contudo, Handel o denominava apenas de Messias . O objetivo dele não era tratar especificamente sobre Jesus Cristo, O Messias (como fez Bach em suas paixões), mas ainda que haja referências em recitativos e árias, Handel intencionou exaltar o Deus do Antigo Testamento: Intencionalmente, o oratório não apresenta a vida e Paixão de Jesus, mas a contemplação épica e lírica da idéia da redenção cristã... a deidade que finalmente emerge deste grande trabalho é o triunfante Deus do Antigo Testamento a quem Handel freqüentemente louvava em seus oratórios, e não a Cristo, o Redentor, a quem ele tão magnificentemente evoca em uma de suas árias - e isto à despeito do fato de que o Messias é essencialmente uma homenagem à redenção... (Paul Henry Lang, George Frideric Handel, pp. 342 e 343). Handel escreveu este oratório para quatro solistas (soprano, contralto, tenor e baixo) que não cantavam com o coro - Muitos coros

Luterano, Luterana significado, fácil de buscar.

Luterano, Luterana significado, fácil de buscar. Os termos “luterano significado”” Reforma Luterana”, para entender temos que olhar para o passado, no século XVI, devido a divisão na Alemanha entre Católicos e Protestantes, claro que o fator da divisão foi doutrinário, como podemos observar na Dieta de Worms . Termos como Luteranismo, As confissões Luteranas, Livro de Concórdia de1580 , Igreja Evangélica Luterana do Brasil, Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil, são retiradas desta divisão doutrinária. A religião luterana no Brasil está a mais de 100 anos, dívida entre duas igrejas herdeiras dessa reforma, há Igreja Evangélica Luterana do Brasil (IELB), http://www.ielb.org.br/home/ , e a Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB), http://www.luteranos.com.br/ . Marca do Luteranismo é a educação, mesmo aqui no Brasil, basta fazer uma busca com os termos “ luterano ferraz ”, “ luterano analia franco ”, “ ULBRA ”, “ Colégio Concórdia ”, “ instit

Iniciando a semana orando!!

Amoroso Pai Celestial estou diante de mais uma semana quantos desafios está a minha frente e muitas vezes tenho medo ou insegurança por isso me coloco em tuas mãos poderosas na certeza que vou alcançar os meus objetivos quantas pessoas não conhecem a Ti e nem confiam em Ti e dessa forma, não sabem a quem recorrer obrigado, Pai amoroso por ter me dado este beneficio olhes também por esses que não conhecem a Ti alimenta o corações deles com a tua poderosa palavra que o amor e perdão passem a fazer parte da vida deles isto eu te peço em nome de Jesus. Amém.